quinta-feira, 16 de outubro de 2008

CÓDIGO "Q" INTERNACIONALQAP:- Permanecer na frequênciaQRA:- Nome do Operador da EstaçãoQRG:- Frequência ou faixa que está operandoQRH:- Está havendo variação de frequência na estaçãoQRI:- Tonalidade de Transmissão: I) bom; 2) variável e 3) mau.QRK:- lnteligibilidade dos sinais: I) mau; 2) pobre; 3) regular; 4) boa; S) excelente.QRL:- Estou ocupado - não interfira favorQRM:- Interferência de outra estaçãoQRN:- Interferência por estáticas e efeitos atmosféricaQRO:- Aumentar a potência da estaçãoQRP:- Diminuir a potência da estaçãoQRQ:- Manipular mais rapidamenteQRS:- Manipular mais lentamenteQRT:- Parar de transmitir - tenho algo para vocêQRU:- Você tem algo para mim ?QRV:- Estou á sua disposiçãoQRW:- A estação tal... me chama em tantos KC/SQRX:- Aguarde um pouco na frequênciaQRY:- Quando é minha vez de transmitir?QRZ:- Quem está chamando? QSA:- Intensidade dos sinais: 1)apenas perceptíveis; 2) débeis; 3)bastante bom; 4) muito bom; 5) ótimosQSB:- Há fading em seus sinais - ou nos meusQSD:- Minha transmissão é defeituosaQSJ:- DinheiroQSL:- Confirmo tudo - tudo entendido Repita o último câmbio você me escutou?QSM:- Repita o último câmbioQSN:- Você me escutou?QSO:- Comunicado o contacto direto ou indiretoQSP:- Transmissão de uma mensagem (ponte)QSU:- Transmita ou responda em tantos...KC/SQSY:- Vou mudar de frequência para cima ou para baixo em tantos...KC/S QTA:- Cancele a mensagem anteriorQTC:- MensagensQTH:- Local da Estação - endereço do operadorQTI:- Qual seu destino?QTJ:- Qual a sua velocidade?QTR:- HorasQTS:- Queira transmitir seu indicativo de chamadaQTU:- Qual o horário de funcionamento da sua estaçãoQTY:- A caminhoQTY:- A caminho do local do acidente TKS:- Obrigado.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial